ClickViajante: Vacina da Febra Amarela


Na preparação para a minha viagem à Amazónia vi que seria importante, ainda que não seja obrigatório, tratar da vacina da Febre Amarela.

Como resido em Lisboa fui ao site do Instituto de Higiene e Medicina Tropical para saber como funcionava. No site dá para marcar a consulta na hora e resolvi arriscar. Marquei para fazer a consulta 30 dias antes da viagem. Para assim garantir que toma a vacina com o tempo necessário para fazer efeito e assim ficar protegido tem que ser com pelo menos 10 dias de antecedência da viagem.

No dia e hora da consulta marcada dirigi-me ao Instituto. Primeira dica, o próprio instituto tem estacionamento gratuito. Não fica dentro do Hospital Egas Moniz, fica no portão antes. Não compensa estacionar no hospital onde é pago para ir depois por dentro. Basca chegar à cancela e dizer que vai para uma consulta do viajante e deixam entrar sem problemas.

Seguindo as setas estacionei no lugar mais próximo. Depois segui por um caminho meio labirintico até à consulta. Foi fácil encontrar o lugar já que tinha setas em todos os momentos a indicar.

Fui atendida pela Dra Carla. Muito simpática. Esclareceu tudo o que eu poderia encontrar no destino, verificou todas as vacinas que eu já tinha e analisou o que eu precisava.

Além da vacina da Febre Amarela precisei tomar também a da Hepatite A. Como viajo muito, principalmente para países tropicais como o Brasil, considerou necessária essa vacina porque pode-se contrair a doença a beber água ou consumir gelo por exemplo.

Recebi também vários folhetos informativos sobre o mosquito que transmite a Febre Amarela, Dengue e Malária. Foi-me passada uma receita com medicamentos para uma mini farmácia que deveria levar comigo. Coisas básicas como anti-inflamatórios, antibióticos, probióticos e analgésicos.

No fim da consulta fui à enfermaria e levei a vacina da Febre Amarela e já recebi o certificado de vacinação internacional. A vacina da Hepatite A tive que levar depois na farmácia mais tarde.

Confesso que tive uma pequena reacção à vacina. Então pode acontecer ficarem com febre e engripados nos dias seguintes. Nada mais do que uma simples gripe. Mas deixo a indicação para que se possam programar na hora de escolher o momento de levar a vacina. Eu tive que fazer em novembro numa época que havia imensa gente doente.

A vacina é válida por 10 anos e paguei 75€ pela vacina e consulta. O pagamento pode ser feito com cartão no local.

 

ClickViajante: Rita Nunes, 29 anos, viajante apaixonada pelo mundo, Resp da Qualidade da clickviaja.com há 5 anos.

Categorias:Consulta do Viajante, Sem categoria, VacinasEtiquetas:,

Deixe uma Resposta

